quarta-feira, 11 de julho de 2012

SEÇÃO "SEIS OU MEIA DÚZIA" nº 2: Romário X Ronaldo

           X   


Após uma agradabilíssima visita à aprazível cidade de Goiânia, o que fez com que as postagens acabassem sendo adiadas em alguns dias, retornamos à ativa, para lançar uma nova enquete que promete agitar o blog.

Antes, porém, informamos o resultado da edição nº 1 do "SEIS OU MEIA DÚZIA": com 70% dos votos, Bebeto superou Müller na preferência dos leitores. Müller ficou com 25% dos votos, enquanto 5% dos internautas votaram no empate.

Vamos, então, à enquete desta terça, dedicada aos amigos Rafael Teixeira, Marcus Amorim e Bruno Jardel.

De um lado, Romário de Souza Faria. Carioca, Romário nasceu em 29 de janeiro de 1966. Iniciou a carreira no Olaria, passando rapidamente a integrar as divisões de base do Vasco da Gama. Em 1985 passa a integrar o plantel principal do Cruzmaltino, sendo vice-artilheiro do Campenato Estadual daquele ano, fazendo dupla de ataque com o consagrado Roberto Dinamite. Segue, nos anos seguintes, se destacando pelo Vasco da Gama, que fatura o bicampeonato Estadual em 1987 e 1988.

Em 1988, Romário transfere-se para o  PSV Eindhoven, iniciando sua carreira internacional. Na Holanda, Romário novamente destaca-se, sendo artilheiro do Campeonato Nacional nas 3 vezes em que o disputa.

Em 1992, o Baixinho transfere-se para o Barcelona, que, à época, possuía em seus quadros grandes jogadores, como Stoichkov, Laudrup, Koeman, entre outros. Mais uma vez é artilheiro, dessa vez do Campeonato Espanhol, e o Barça fatura o título. Em 1994 seria eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA.

Em 1995, após brilhante participação na Copa do Mundo do ano anterior, Romário transfere-se para o Flamengo, ansioso por voltar ao Rio, sua cidade natal. No clube, Romário destaca-se, com gols e polêmicas.

O Baixinho ainda retornará ao Vasco da Gama, conquistando títulos e brilhando novamente. No clube, marcará seu milésimo gol, marca reconhecida pela FIFA, mas contestada por algumas publicações especializadas.

Pela seleção brasileira, o Baixinho marcou história, levando o Brasil ao título mundial após jejum de 24 anos, com atuações destacadas. Em 1998 foi cortado da lista de convocados para a Copa do Mundo às vesperas do mundial, criticando duramente o técnico Zagallo e o coordenador Zico. Poderia, naquele mundial, ter formado grande dupla de ataque com o outro jogador de quem falaremos agora: Ronaldo.

Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldinho, também é carioca, nascido em 22 de setembro de 1976. Iniciou sua carreira no São Cristóvão, simpático clube da zona norte do Rio, transferindo-se com 16 anos para o Cruzeiro.

No clube mineiro, destacou-se rapidamente, fazendo sua estreia ainda com 16 anos, no Campeonato Brasileiro de 1993. Marcaria 12 gols em 14 jogos na competição, incluindo 5 gols em partida contra o Bahia, do lendário goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez.

No ano seguinte Ronaldo seguiria os passos de Romário, transferindo-se para o PSV Eindhoven. Na Holanda, marcou história, com 54 gols em 57 jogos pelo PSV.

Em 1996 Ronaldo segue para o Barcelona. No clube catalão ganha projeção internacional, com arrancadas incríveis e gols memoráveis. Conquista naquele ano o primeiro dos seus três troféus de melhor jogador do mundo, organizado pela FIFA.

No exterior, Ronaldo brilhou ainda envergando as camisas da Inter de Milão, Real Madrid (onde fez parte dos "galácticos") e Milan. Encerrou a carreira no Brasil, jogando pelo Corinthians.

Pela seleção brasileira, fez parte do plantel campeão da Copa do Mundo de 1994.

Em 1998, como principal jogador do time, fez um excelente mundial, até a fatídica final perdida para a França, em meio à confusa história de uma convulsão sofrida horas antes da partida.

Em 2002, após operação no joelho, teve a oportunidade de dar a volta por cima, e não a desperdiçou. Com ótimas atuações, foi o artilheiro do mundial, conquistado pelo Brasil.

Participou, ainda,da campanha de 2006, sendo eliminado pela França de Zidane. Naquela Copa tornou-se o jogador com mais gols na história dos mundiais, com 15 tentos.

E aí, pra você, leitor, que foi o melhor? Romário ou Ronaldo? Vote na enquete, localizada no lado direito da página!

2 comentários:

  1. Essa é díficil, mas Romário é Romário. Ronaldo realmente é um fenomeno, mas o Romário é o melhor que eu vi jogar até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Romário sem duvida.....3x mais jogos, 3x mais gols e ainda com media acima do Ronaldo...são 21 anos de carreira no mesmo nível...nunca vi ou ouvi falarem q o Baixinho estava em má fase....q nao marcava a 3 ou 4 jogos.....com Romário nao teve isso....duas décadas de um matador único....

    ResponderExcluir